Dois carros voadores colidiram durante um ensaio para o Changchun Air Show, na China, informou o fabricante XPeng AeroHT, afiliada do fabricante chinês de veículos elétricos XPENG, culpando “distância de voo insuficiente”, indicou esta quarta-feira a revista ‘Newsweek’.
🇨🇳 2 FLYING CARS ERUPTS IN FLAMES AFTER CRASH IN CHINA
Two Xpeng AeroHT flying cars collided during a rehearsal for the Changchun air show in China.
One eVTOL caught fire upon landing while the other managed to touch down safely, according to the company.
The incident,… pic.twitter.com/9QQJDKXR7a
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) September 17, 2025
O incidente destacou algumas das preocupações de segurança em torno de veículos voadores, com táxis voadores prestes a descolar em breve. A queda dos dois carros voadores elétricos pode ser um constrangimento para o setor, mas é improvável que impeça o seu avanço.
As imagens do incidente desta terça-feira chegaram à rede social ‘Weibo’. “Um pousou em segurança, enquanto o outro pegou fogo ao aterrar devido a danos no corpo”, referiu a XPeng AeroHT. “Todo o pessoal no local estava seguro, e as agências competentes concluíram o trabalho de intervenção no local de forma ordenada, com a causa específica do acidente ainda sob investigação.”
Recorde-se que a AeroHT anunciou em março último que o seu Voyager X2 havia concluído um voo de baixa altitude no distrito comercial central da cidade de Guangzhou, no sul da China, informou a ‘Reuters’. O Voyager X2 fez um voo de demonstração na capital, Pequim, em junho do ano passado, informou a agência de notícias.
A XPeng AeroHT informou no seu site que está a desenvolver 200 “acampamentos de voo” onde as pessoas podem experimentar os seus veículos, embora sem dizer se algum dos espaços a ser montado fora da China.
Xpeng AeroHT confirmed to Yicai that today’s eVTOL crash during a rehearsal for the Changchun Airshow was caused when one sustained damage and caught fire while landing. The other landed safely. The clarification comes after online videos showed two aerial vehicles on fire.… pic.twitter.com/7AYN4n4zla
— Yicai 第一财经 (@yicaichina) September 16, 2025













